Serviços 360º
Buscar
Home > Blog > Foco na sustentabilidade: combustíveis alternativos para plantas de cimento

Foco na sustentabilidade: combustíveis alternativos para plantas de cimento

Nos últimos anos a indústria cimenteira tem investido de forma significativa para ampliar o uso de combustíveis alternativos, reduzindo assim o impacto ambiental e os custos de produção.

Entre os combustíveis convencionais mais utilizados estão o coque de petróleo, carvão, óleo e gás natural, todos provenientes de fontes não renováveis. Já os alternativos mais comuns são pneu, borracha, resíduos de processos da indústria automotiva, borras, solos contaminados, materiais sintéticos e biomassa. Essas fontes alternativas proporcionam a redução no uso de recursos naturais não renováveis e contribuem para a diminuição das emissões de CO2.

Tão importante quanto buscar combustíveis alternativos é prepará-los para a queima, principalmente quando se trata de resíduos sólidos. A câmara de combustão prepol®-SC (Step Combustor) da thyssenkrupp é capaz de queimar diversos tipos de combustíveis alternativos sólidos. O tempo de residência pode ser ajustado de acordo com o material e pode chegar até 15 minutos. Isso significa que o prepol®-SC pode incinerar materiais significativamente maiores que o calcinador tradicional. Ele foi criado para reduzir os custos de preparação dos resíduos, assim como proporcionar às plantas de cimento maior flexibilidade na seleção de diferentes tipos de combustíveis, contemplando um range maior de calores específicos.

Devido ao baixo tempo de residência nos calcinadores comuns, é indispensável a redução do tamanho dos combustíveis alternativos a dimensões máximas de 80 mm. Esse processamento mecânico gera um custo considerável para as cimenteiras, além das manutenções constantes dos equipamentos e monitoramento permanente da granulometria. O prepol®-SC, por reter por mais tempo o combustível alternativo na grelha de combustão, diminui significativamente as etapas de preparação, sendo dimensionado para a incineração de material de 300 mm de dimensão.

O sistema é montado unido à área do calcinador e pode ser instalado em fábricas novas ou como uma melhoria em fábricas já em funcionamento. Pensando na particularidade das plantas de cimento, o Step Combustor é disponibilizado em duas versões, um com maior grelha de combustão (prepol®-SC ) e outro de menor dimensão, denominado prepol®-SC – Short.

A thyssenkrupp entende que cada cliente é único e está atenta às suas particularidades, personalizando cada proposta oferecida. As soluções são adequadas de acordo com a necessidade de cada planta e tipo de combustível alternativo a ser utilizado.

Divida conosco o seu desafio!